A ocasião da sessão solene da Assembleia Nacional em comemoração do Dia da Liberdade e da Democracia, foi uma oportunidade para o Presidente da República, José Maria Neves, prestar uma homenagem ao ex-Primeiro Ministro, Carlos Veiga, destacando a sua contribuição para a democracia cabo-verdiana. Neves ressaltou o papel de Veiga como líder do Movimento para a Democracia (MPD) e primeiro Chefe do Governo da II República, reconhecendo o seu pensamento, visão e desempenho na promoção da liberdade e da democracia em Cabo Verde.
“Todos temos acompanhado as suas posições políticas e outras, mesmo quando delas discordamos no quadro do leal e necessário confronto de ideias, com respeito, e cordialidade de quem o situa no restrito círculo das grandes figuras nacionais. No dia de hoje, devemos honrar este homem que tão relevante serviço tem prestado ao Estado de Cabo Verde, enquanto Primeiro Ministro e protagonista de profundas mudanças políticas, sociais e económicas,” afirmou o Presidente Neves.
Aliás, neste dia 13 de Janeiro, o Presidente Neves planeava prestar uma homenagem de Estado ao Ex-Primeiro Ministro e antigo líder do MpD e que teve de ser adiada, pois que, estando ausente do país por razões de saúde, Veiga não pôde deslocar-se à Cidade da Praia para o referido ato.
O Mais Alto Magistrado deixou, também, o seu reconhecimento público, aos partidos fundadores da democracia cabo-verdiana – UCID, PAICV e MPD, recordando esse processo histórico que se iniciou em fevereiro de 1990, com a declaração do Conselho Nacional do PAICV e a queda do artigo 4, que consagrava o PAICV como força política dirigente e que abriria caminho à criação do MpD em março daquele ano e ao multipartidarismo e à realização das primeiras eleições legislativas e presidenciais multipartidárias a 13 de janeiro de 1991.
Neves destacou que o 13 de Janeiro, convencionado como o Dia da Liberdade e da Democracia, deve ser comemorado com entusiasmo e orgulho.
Veja, no vídeo o trecho do discurso relacionado ao tema e/ou leia a versão escrita no link, a seguir: