PR entrega espécime Lagarto Gigante, em conservação, à Universidade Técnica do Atlântico, UTA, e visita UNICV- Mindelo. 

18

 

Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, faz, amanhã, quarta-feira, 19 de fevereiro, no segundo dia da atual agenda em São Vicente, a entrega formal do espécime Lagarto Gigante, em conservação, à Coleção BioCatalog do Instituto de Engenharia e Ciências do Mar, da Universidade Técnica do Atlântico, UTA. O ato terá lugar às 10H00, no Auditório do ISECMAR, em São Vicente.

O Chioninia coctei, extinto de Cabo Verde, foi restituído ao país em setembro de 2017 pelo Príncipe Albert II de Mónaco, e desde então ficou sob o auspício da Presidência da República, na cidade da Praia, numa caixa apropriada e devidamente protegida, e irá consta da atual coleção de referência no BioCatalog do ISECMAR como o espécime 0001.

Ainda na manhã desta quarta-feira, às 11:30, o Chefe de Estado vai à Universidade de Cabo Verde, em Mindelo, conhecer o projeto “Memória”, baseado em exposições permanentes, que, utilizando códigos de barras, remetem os visitantes a material multimediático, disponibilizado em plataforma própria.

A iniciativa tem como finalidade promover as memórias dos antigos alunos, professores e outros funcionários do antigo Liceu Gil Eanes, hoje campus do Mindelo, que vivenciaram a primeira experiência educacional “bigénera” do “mundo português” – com a reunião de meninas e rapazes numa mesma sala de aula – e que contribuíram, posteriormente, para a construção de Cabo Verde enquanto identidade, Estado e Nação.

Esta iniciativa da educacional “bigénera” terá sido um exemplo de democratização e inclusão no ensino em toda lusofonia e mesmo na África Ocidental, constituindo, ao mesmo tempo, um incentivo para a colocação das questões de gênero na agenda e no debate público.

A visita do Presidente da República à UNICV Mindelo termina com mais uma jornada de plantação de arvores, iniciada em Santo Antão, neste ano do Cinquentenário da Independência nacional.