O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, presente na entronização do novo Imperador do Japão e na Cimeira Rússia- Africa (22 e 24 de Outubro de 2019)

20

 
 

 

1. O Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, estará no Japão, Tokyo, no próximo dia 22 de Outubro, a convite das autoridades nipónicas, para participar na Cerimónia de Entronização do novo imperador do Japão, Sua Majestade o Imperador Naruhito, devendo, durante a sua curta estada neste país, ter encontros com o novo Imperador e com alguns homólogos presentes na referida Cerimónia.

Esta será a segunda vez que os dois chefes de Estado estarão juntos, após o encontro em Março de 2017, em Brasília, por ocasião do Fórum Internacional sobre a Água.
Na Cerimónia de Entronização de Sua Majestade o Imperador Naruhito, o Presidente da República far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares e pela Embaixadora de Cabo Verde em Tokyo, Tânia Romualdo.

2. No dia 24, o Chefe de Estado estará em Sochi, Rússia, para participar na Primeira Cimeira Rússia-África, a convite dos seus homólogos Vladimir Vladimirovich Putin, (Presidente da Federação Russa, anfitrião e Co-Presidente da Cimeira) e Abdel Fattah Al-Sisi, (Presidente do Egipto, Presidente em exercício da União Africana e Co-Presidente da Cimeira).
Durante a Cimeira Rússia-África, o Presidente da República proferirá um discurso, estando agendados encontros bilaterais com os chefes de Estado Vladimir Vladimirovich Putin – Presidente da Federação Russa (com quem terá um pequeno almoço de trabalho no mesmo dia), Abdel Fatah Al-Sisi – Presidente do Egipto e Presidente em exercício da UA, Mahamadou Issoufou – Presidente do Níger e Presidente em exercício da CEDEAO, João Lourenço – Presidente de Angola, Macky Sall – Presidente do Senegal.

Para a Cimeira Rússia-Africa, o Presidente da República far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, o Director Nacional da Política Externa, e pela Conselheira Diplomática.