|
IX SEMANA DA REPÚBLICA – 13 a 20 de Janeiro
14 . Assomada – 15 . 16 . Porto Novo – 16 . Mindelo – 17. Praia
Lema: Democracia, Populismo e Estado de Direito em África
Introdução
Promover e valorizar a história recente do país tem sido o objectivo principal da Semana da República, realizada pela Presidência da República, e que este ano decorre, mais uma vez, entre os dias 13 e 20 de Janeiro. Duas datas que são como dois órgãos essenciais de um mesmo corpo, que é o Estado, e desse espírito único que é o sentir da Nação cabo-verdiana, e que nasceram a pensar nos homens e nas mulheres destas ilhas.
Nunca é demais afirmar o significado histórico de dois feriados importantes, por aquilo que simbolizam, estimulando, no seio da sociedade cabo-verdiana, especialmente entre os mais jovens, o reconhecimento das duas datas, assumindo-as, inequivocamente, como conquistas da Nação cabo-verdiana.
A iniciativa nasceu e tem vivido sob o lema da promoção de um conhecimento objectivo e mais profundo da história política de Cabo Verde, capaz de esbater o forte sentimento de partidarização de duas datas, na sociedade cabo-verdiana, e que opõe protagonistas da luta pela independência e da luta pela democracia.
Com os seus debates, conferências, colóquios, e demais actividades, a Semana da República vem ajudando, e pretende seguir nessa linha, a que qualquer uma das datas tenha a elevação histórico-política que a sua dignidade e importância impõem, mas que sejam interiorizadas, pelos cidadãos, como feitos e conquistas da República e não propriedade de quaisquer partidos políticos.
Nesta 9ª edição, e com o objectivo de descentralizar os eventos programados, a Semana da República irá realizar-se nas cidades do Porto Novo, Mindelo, Praia e Assomada, numa parceria com a União Europeia, a Universidade de Cabo Verde e as câmaras municipais destes municípios. Como habitualmente, os temas das conferências procuram estar em franca sintonia com a actualidade, quer nacional, quer internacional, trazendo opiniões e visões de analistas e investigadores nacionais e estrangeiros, numa contribuição para um melhor conhecimento dos fenómenos socio-políticos do nosso tempo.
Sob discussão irão estar temas como:
– A Lei da Paridade e Emancipação das Mulheres;
– Democracia, Populismo e Estado de Direito em África;
– Consolidação do Estado de Direito em África: independência e o papel das lideranças, o desenvolvimento sustentado, o caso de Cabo Verde;
– O Lado B da Europa: Europa, Século XXI, Um Retrato Político e Social;
– Análise Política: a importância do jornalismo e a crise da democracia;
– Populismo hoje: a ameaça do populista nas relações internacionais contemporâneas;
– Cabo Verde, o populismo tem vez?
Para além de Cabo Verde, esta edição da Semana da República irá ser transmitida para a diáspora, via internet, onde irão também decorrer algumas acções enquadradas nos temas em discussão.
Finalmente, caberá à sociedade cabo-verdiana, no seu todo, às suas instituições, corporações, cidadãos em geral, fazer desta Semana da República um espaço igualmente seu, que simbolize um período de amplo debate e avanço no confronto são de ideias e opiniões, para um maior aprofundamento dos princípios democráticos e elevação do espírito de cidadania, para um Cabo Verde cada vez mais livre e justo.