Mensagem de S.E. o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, dirigida à Associação cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

16
 
04 de Fevereiro de 2021
Temos acompanhado a vossa incansável luta para a prevenção e o tratamento do cancro, doença que mata milhões de pessoas e tem afectado milhares de famílias cabo-verdianas, muitas das quais não dispõem de condições para a realização de um tratamento atempado e adequado.
Tendo em conta que, segundo dados das instituições competentes nesta matéria, como o Instituto Nacional de Saúde Pública, mais de 60% dos cancros são diagnosticados em estado avançado, com uma média de 300 mortes por ano devido a esta doença, representando a segunda causa de morte e de evacuação no país, e que apenas 10% dos cancros advêm de causas hereditárias, estando os restantes 90% relacionadas com causas esporádicas controláveis, o conhecimento adequado, a mudança de atitude e de estilo de vida, o acesso ao diagnóstico e ao tratamento atempado são fundamentais para uma maior taxa de sucesso na luta contra esta doença.
O trabalho desenvolvido pelas instituições da sociedade civil que intervêm neste âmbito têm sido cruciais para a difusão do conhecimento, a realização de diagnósticos e o apoio no tratamento dos pacientes acometidos por essa enfermidade, devendo-se reconhecer a necessidade de um maior apoio do Estado neste âmbito. O diagnóstico e o tratamento do cancro têm fortes implicações na vida das pessoas e famílias afectadas que vai para além do tratamento da doença em si, afectando a vida profissional, social, familiar e individual, o que exige uma atenção especial e apoios específicos, particularmente para as pessoas mais carenciadas que dispõem de sérias dificuldades para aceder a determinados tratamentos médicos e ter as condições de vida mínimas que auxiliem no tratamento da doença. O apoio do Estado e da sociedade civil são essenciais nesse sentido.
 
Assim, nesta data simbólica, em que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, felicito-vos pelo valiosíssimo trabalho que vêm desenvolvendo, ainda mais no período difícil que se está a viver com a pandemia de COVID-19, e auguro o maior sucesso no desenvolvimento de acções preventivas e no apoio no tratamento desta doença, estando sempre disponível para dar o meu contributo e apoiar esta luta. A Campanha de Prevenção do Uso Abusivo do Álcool “Menos Álcool, Mais Vida” que tenho estado a desenvolver desde 2016 é um dos meus contributos nesse âmbito, porquanto promove a prevenção de uma das principais causas de cancros – o uso abusivo do álcool – e a adopção de estilos de vida saudáveis, reunindo uma rede substancial de colaboradores de diversas áreas que podem contribuir para esta causa comum.
 
Aproveito para prestar homenagem aos que batalharam, mas não sobreviveram a esta doença, desejando coragem e consolo aos seus entes queridos. Igualmente aos que se mantém nesta batalha, para que encontrem a coragem e o ânimo para se manterem firmes e determinados e que possam encontrar o auxilio necessário para realizarem o tratamento com sucesso.
Esta é uma luta de todos os cabo-verdianos, pelo que todos devem envolver-se na adopção de hábitos e estilos de vida promotores da saúde e do bem-estar e apoiar aqueles que estão a enfrentar esta doença, directamente ou através das instituições que intervêm neste âmbito, como a vossa instituição.
Bem-haja!
Jorge Carlos de Almeida Fonseca

May be an image of outdoors