PR lamenta passamento físico de Virginia Gonsalves

88

Foi com profunda consternação que tomei conhecimento, do falecimento, ontem, dia 29 de junho, nos Estados Unidos da América, da saudosa Virgínia Neves Gonsalves. Nesta hora de pesar e de dor, quero manifestar a todos as mais sentidas condolências por esta perda irreparável.


Virgínia Gonsalves foi uma grande referência da nossa comunidade, ativista social dinâmica e engajada com a resolução dos problemas dos seus patrícios, nos Estados Unidos ou em Cabo Verde.

Tendo emigrado muito jovem, dedicou-se aos estudos, tendo adquirido uma sólida formação académica, dedicando-se ao ensino e servindo de modelo para muitas pessoas, especialmente para as jovens cabo-verdianas. Virgínia Gonsalves era uma autêntica instituição, pela sua dedicação à comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos, com atuação muito ativa em muitas áreas, principalmente no âmbito social e cultural.

Destaco o seu envolvimento como membro da Federação Cabo-verdiana-Americana, membro-fundador e vice-presidente da Associação Americana para o Desenvolvimento de Cabo Verde (TCHUBA), membro do Conselho do George Wiley Center for Social Justice, membro do Ministério Católico Negro da Diocese de Providence e com atuação na Fundação Padre Pio, pela prestação de trabalho voluntário. Teve igualmente uma apreciável intervenção no Museu Cabo-verdiano, tornando-se rececionista da Exposição, membro da sua Comissão de Educação e membro do Conselho de Administração. Suas habilidades linguísticas foram muito aproveitadas, nomeadamente, como tradutora para o Instituto Internacional, em situações jurídicas e de saúde.

Ela apoiou, de forma entusiástica, o processo que conduziu à independência de Cabo Verde. Como reconhecimento do seu meritório trabalho em prol da comunidade cabo-verdiana, foi condecorada pelo Presidente da República de Cabo Verde, com a Medalha do Vulcão, no passado mês de abril.

Aos familiares
da Senhora Virgínia Neves Gonsalves
Estados Unidos da América


Neste momento de pesar, desejo manifestar aos familiares de Virgínia Neves Gonsalves, bem como à comunidade cabo-verdiana residente nos Estados Unidos da América, as mais sentidas condolências e conforto nesta hora particularmente difícil.


José Maria Pereira Neves
Presidente da República