Presidente da República enaltece papel das Forças Armadas na consolidação da democracia cabo-verdiana

15

O Presidente da República recebeu uma delegação, esta tarde, das Forças Armadas (FA), liderada pelo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA), o Major General Anildo Emanuel da Graça Morais, com José Maria Pereira Neves, a enaltecer o papel das FA na consolidação da democracia cabo-verdiana e “um orgulho nacional”. Uma sessão de Cumprimentos do Ano Novo embalada por temas tradicionais de boas festas interpretado pela banda militar, a emprestar ainda maior simbolismo ao momento.

Desde a Independência a esta parte, assume o Presidente, as FA têm exercido com zelo as suas funções assumindo-se como uma instituição verdadeiramente “republicana”, e dizendo-se presente, sempre nos momentos e desafios mais importantes do país. “Se hoje Cabo Verde é um símbolo de orgulho

Se hoje Cabo Verde é um símbolo de orgulho no mundo, devemo-lo muito às FA cabo-verdiana, à sua postura republicana, mas também no seu engajamento na defesa da Pátria”, afirma o Presidente.

Este cita como exemplo o engajamento das FA no combate à epidemia da Dengue nos assim como o seu engajamento agora na luta contra a pandemia do COVID-19.

O Presidente aproveitou para frisar a necessidade da colaboração de toda a Nação cabo-verdiana nesta luta para pôr cobro ao avanço da pandemia verificada nas últimas semanas.

Por sua vez, Chefe de Estado Maior das FA, o Major General, Anildo Morais, reafirmou o compromisso daquela instituição com a defesa dos interesses e bem-estar da Nação. Em entrevista à comunicação social, o Major General Morais sublinhou como desafios para o futuro o maior apetrechamento das FA com meios e recursos navais e terrestres que lhes permitam elevar a qualidade de serviços e de resposta tanto no plano militar quanto na proteção civil.

Veja a galeria de fotos completa no facebook da Presidência