Presidente da Republica reitera objetivo de reforço e alargamento das relações bilaterais com Angola

40

O Presidente da República reiterou hoje, à chegada a Luanda, o objetivo de ver reforçada a cooperação entre Cabo Verde e Angola para um nível de parceria estratégica. Nas suas primeiras declarações o Chefe de Estado Cabo-verdiano destacou, mais uma vez, a potencialidades desta cooperação em domínios como o sector empresarial, da cooperação entre as universidades e das instituições públicas.

José Maria Neves, reafirmou o potencial de Cabo Verde se transformar numa plataforma de negócios de Angola na nossa sub-região: “há grandes potencialidades, em várias áreas, espero que durante esta visita possamos lançar as bases para a redinamização dessas relações entre os dois países”, disse José Maria Neves à imprensa que o acompanhou desde Cabo Verde.

Esta Segunda Feira, José Maria Neves é recebido pelo seu homólogo João Lourenço, para uma ronda de conversações. Entre os assuntos a serem retratados, o chefe de Estado sublinha o acordo de mobilidade, tendo em vista a assinatura com Angola dos novos instrumentos adicionais de parceria previstos no documento.

Cabo Verde também quer com Angola reforçar parcerias nos domínios dos transportes aéreos, para a conexão de Cabo Vede com toda a região oeste africana. “Desde logo queremos que haja a retoma dos voos Luanda/Cabo Verde para podermos de novo reforçar a mobilidade de pessoas e bens entre os dois países”, salienta.

No referido encontro estarão, ainda, sobre a mesa os transportes marítimos e o turismo, além  da questão do Fórum dos Países Africanos de expressão Portuguesa, neste momento presidido por Cabo Verde.