JMN preside Abertura de Conferência Anual de Política Externa 2022

35

O Presidente da República, José Maria Neves, preside, esta segunda-feira, 17 de janeiro de 2022, às 15H30, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e integração Regional, a Abertura da Conferência Anual de Política Externa 2022, sobre o tema “Desafios da Diplomacia Cabo-Verdiana face à Pandemia da COVID-19”.

Trata-se de uma iniciativa do governo de Cabo Verde que visa proporcionar espaço de discussão, ampla e em profundidade, de temas relevantes à Política Externa nacional e à sua Diplomacia, além de questões atinentes à atualidade mundial e às relações internacionais no geral.

A Conferência da Política Externa 2022, cujo tema principal é focalizado no tipo de respostas que a diplomacia de Cabo Verde deve priorizar face à pandemia da COVID, contará, entre outros ilustres convidados, com as participações do Dr. José Manuel Durão Barroso – Presidente da Aliança Global para as Vacinas, antigo Presidente da Comissão Europeia e antigo Primeiro Ministro de Portugal – e o Dr. Courtenay Ratray – Subsecretário Geral da ONU e Alto Representante para os Países Menos Avançados, Encravados e Pequenos Estados insulares em Desenvolvimento (HRLLS), ambos via plataforma digital.

Do encontro esperam-se recomendações e outros subsídios para fortalecer a implementação da Política Externa do país, delinear as linhas orientadoras e os eixos de intervenção da Estratégia Nacional de Política Externa e aperfeiçoar a Diplomacia nacional.