Presidência da República promove Conferência: “Por Uma Etnografia da liberdade na História de Cabo Verde”.

14

A Presidência da República de Cabo Verde promove neste domingo, 16 de janeiro, a Conferência “Por Uma Enografia da liberdade na História de Cabo Verde”, tendo como o Conferencista, Dr. António Correia e Silva, e como debatedor o historiador, Dr. Charles Akibodé. É às 16h00, no Paços do Concelho da Ribeira Grande de Santiago.

De acordo com o conferencista, a proposta é abordar o conceito da Liberdade através da vivência dos cabo-verdianos, isto é, como ela tem sido vivida, ansiada, buscada e percebida pelos ilhéus nos vários contextos e vivências ao longo da nossa história, centrando as realidades concretas de cada momento. A Liberdade é um conceito a-histórico e intemporal ou incluirá dimensões da vivência de um povo? Esta é a pergunta que se coloca e que propõe responder o historiador.

O evento decorre no quadro das comemorações da Semana da República de Cabo Verde promovidas pela Presidência da República de Cabo Verde e que iniciou no dia 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, com o lançamento do livro “Noite escravocrata/Madrugada Camponesa” do autor António Correia e Silva, e que decorreu no Salão Beijing, no Palácio da Presidência.

A Semana da República encerrar-se-á no dia 20 de Janeiro, Dia da Nacionalidade e dos Heróis Nacionais, com uma homenagem ao Grupo Raíz di Polon e um pôr-do-Sol com os Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP).

De acordo com o Presidente da República, o objetivo é contribuir para a dignificação e reflexão sobre a importância dessas duas datas e para a “valorização dos Símbolos da Nação”.