PR considera fundamental reflexão sobre a problemática da gestão dos recursos humanos e o seu impacto na produtividade e sustentabilidade das organizações

3

O Presidente da República, José Maria Neves, deixou uma mensagem forte esta terça-feira, na abertura da Segunda Edição da Conferência Workplace Wellbeing Cabo Verde, sobre a necessidade urgente de se repensar a gestão de recursos humanos nas organizações do país para a melhoria do ambiente laboral e da saúde mental dos trabalhadores. A qualidade do ambiente de trabalho, frisa, está diretamente ligada à saúde mental dos colaboradores e, por consequência, à produtividade e sustentabilidade das organizações.

Assim, o Presidente Neves sublinhou a cultura organizacional em Cabo Verde, que, segundo ele, “é herdada do período colonial e excessivamente juridiscizada”, sugerindo que as organizações precisam de uma mudança de paradigma: “O que nós precisamos urgentemente é de sistemas de gestão de recursos humanos.”

Neves também abordou a importância de uma liderança eficaz, afirmando que “não precisamos de chefes, mas de líderes”, chamando, mais uma vez, a atenção para a excessiva partidarização das repartições públicas e as pressões que surgem do facto de sermos um microestado e uma sociedade interpessoal e de interconhecimento, onde as relações laborais muitas vezes não são construídas com base no mérito e no desempenho, mas sim no grau de afinidade entre chefes e colaboradores e nas suas afiliações com determinada organização. A felicidade no trabalho, refletiu, é também reflexo direto da saúde mental, salientando que “se tivermos um ambiente de trabalho tóxico, esse ambiente de trabalho perturba toda a nossa vida.”

De igual modo, “as organizações são porosas e estão em permanente interação com o seu meio ambiente envolvente”, refletiu o Chefe de Estado, renovando o apelo à inovação e à adaptação às mudanças atuais.

José Maria Neves destacou as estatísticas preocupantes da saúde mental em Cabo Verde, revelando que entre 2018 e 2022 foram registados cerca de 50 suicídios por ano. “Em 2024 já estávamos perto de 25 suicídios”, apontou o Presidente da República. Ele atribuiu essa questão a um ambiente laboral “tóxico”, que pode prejudicar não apenas a saúde mental, mas também a qualidade de vida das pessoas.

Traçando um paralelo com o atual contexto global conturbado, Neves lembrou que “há cada vez mais problemas mentais na sociedade como um todo”, com mais de mil milhões de pessoas afetadas por problemas de saúde mental.

Por fim, o Chefe de Estado ressaltou que eventos como a Conferência Workplace Wellbeing são essenciais para discutir e implementar mudanças que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. “Precisamos construir uma melhor qualidade de vida”, disse, reafirmando a visão de um Cabo Verde mais sustentável e feliz nos próximos cinquenta anos.

Veja o vídeo da intervenção, feita de improviso, aqui ou leia-a ainda, no link, a seguir: