PR promete “apoio necessário” às FA

31

O Presidente da República, José Maria Pereira Neves, deu início, esta quarta-feira, a uma visita de três dias às Forças Armadas, a começar pela 3ª Região Militar, na cidade da Praia, tendo este assumido, junto ao Chefe de Estado Maior, o compromisso de apoiar a modernização e melhoria da qualidade do serviço prestado por aquela que é uma das mais prestigiadas instituições da República.

“Temos de continuar a trabalhar para suprir os défices de financiamento que ainda existem”, começou por dizer o Chefe de Estado, nesta que é a sua primeira visita àquela instituição militar, na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, a realçar a necessidade de se continuar o processo de modernização das FA.

Nisso, o Presidente realçou o enorme contributo das FA para a defesa do país, extrapolando os limites do campo militar. “E a defesa não se refere apenas às questões militares, mas nos momentos de catástrofes, nos momentos de epidemia, agora pandemia, na defesa do ambiente, na proteção das nossas águas territoriais, as FA têm tido um empenho, a todos os títulos, extraordinário que deve ser destacado”, lembrou o Presidente da República à comunicação social. Este cita, por exemplo, as atuações das FA durante a erupção vulcânica de 2014, na ilha do Fogo e, agora, no combate à pandemia do COVID-19.  

Em todos esses espaços, as Forças Armadas têm se destacado como uma instituição muito útil, mas também que supera as exigências e consegue ter sempre um excelente desempenho, de tal modo que é das instituições não eleitas do país mais prestigiada”, conclui o Presidente Neves.

Assim, José Maria Neves sublinha o compromisso em apoiar o processo de modernização das FA, “e de outro lado cobrir o deficit de recursos que ainda existe”, conjuntamente com o Governo e junto aos parceiros na mobilização de recursos para tal. “Por isso temos de continuar a trabalhar para suprir os défices e dar o apoio necessário para que as FA continuem a cumprir a sua missão”, conclui.

Para além da sede do Estado Maior das Forças Armadas, José Maria Neves esteve no Quartel de Eugénio Lima, no Comando da 3ª Região Militar, assim como o COSMAR, a Fundação Social das FA e o Quartel Jaime Mota no Plateau.

Ouça as declarações do Presidente da República, à comunicação social: