Rádio PR: PR anuncia «Presidência na Ilha»

20

O Presidente da República, José Maria Neves, anunciou esta terça-feira, em encontro com as três edilidades da ilha do Fogo, o arranque do programa «Presidência na Ilha» e que está previsto arrancar em março, em São Vicente. A iniciativa, explica Neves, visa a desconcentração das actividades e a promoção das potencialidades das diferentes ilhas, com vista a apoiar na mobilização dos diversos sectores de atividade e dos parceiros, por forma a se garantir a aceleração do processo de desenvolvimento local.

O objetivo, explica o Presidente Neves, é “a promoção das diferentes ilhas, da mobilização da sociedade, das autarquias locais e dos diferentes parceiros para enfrentarmos os desafios que se colocam e garantir a aceleração do processo de desenvolvimento”.

Assim, o encontro serviu para perspetivar com estes presidentes de câmaras do Fogo “a melhor oportunidade” para a sua realização, sendo que “a ideia é trazer autoridades, universidades, fundações, chamar a atenção, durante um determinado período de tempo para os desafios da ilha; levantar o espírito da própria ilha e criar uma atitude favorável ao desenvolvimento”, Salienta Neves.

Ouça as declarações do Presidente da República sobre o tema, aqui:

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, que falou à imprensa em nome dos colegas autarcas, a “presidência na ilha”, que deverá chegar ao Fogo nos próximos meses, será uma oportunidade para José Maria Neves inteirar-se, a fundo, dos desafios e das potencialidades da ilha do Vulcão, colocando centralidade e levando a ilha  a atrair investimentos para o seu desenvolvimento.

Ouça as considerações de Nuias Silva sobre a Presidência nas Ilhas, aqui: