Roménia, Bulgária, Coreia do Sul e Bangladesh querem cooperação com Cabo Verde

31
Emb. da Roménia Emb. da Bulgária Emb. da Coreia Emb. do Bangladesh

Nesta quarta-feira, o Presidente da República, José Maria Neves recebeu,e sta quinta-feira em Mindelo, as cartas credenciais de quatro novos embaixadores não residentes e que doravante passam a representar os interesses dos seus países junto ao Estado de Cabo Verde, a começar pelo estabelecimento e/ou reforço das relações bilaterais, sobretudo, no plano económico e em áreas como as pescas, o turismo, a educação e o ambiente.

É o caso do novo embaixador da Roménia, e que vai residir em Dacar, Nicolae Nastace que acredita ser este o momento certo para o reforço e relançamento das relações entre os nossos dois países, após dois anos de pandemia da COVID-19. E se a Roménia está aberta a todas as possibilidades de cooperação, de acordo com o diplomata, aquele país elege, sobretudo, a cooperação económica e em áreas como a educação, cultura e ciências.   

O Embaixador da Bulgária, que lhe seguiu, Ivan Anguelov Naydenov, que irá residir em Lisboa, recorda os laços de amizade e cooperação, e que em anos idos levou muitos cabo-verdianos a formarem-se naquele país do leste europeu. O turismo (este ano chegaram, pela primeira vez, quatro aviões com turistas búlgaros à ilha do Sal), a agronomia, o ambiente e a medicina são algumas áreas mecionadas por Naydenov para esta cooperação que se quer entre a Bulgária e Cabo Verde.

Por sua vez, o embaixador da Coreia, Ji-Joon KIM, elogioso da  beleza natural e riqueza cultural de Cabo Verde com o qual o seu país mostra-se interessado em aprofundar as relações na área das pescas, ao mesmo tempo que deixa em aberto todas as possibilidades de cooperação.

Por fim, o embaixador do Bangladesh, Tarik Ahsan, que terá a sua morada em Lisboa  nos próximos tempos, regozijou-se pelo interesse demonstrado pelo Presidente José Maria Neves em estabelecer relações bilaterais com o seu país no plano económico, mas também com partilha de experiências nos vários domínios.