Presidencia da República acolhe Fórum Nacional dos Direitos Humanos

48

A contar com o alto patrocínio do Presidente da República, Centro de Estudos Africanos para Desenvolvimento e Inovação (CEADI), em parceria com a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), organiza e promove o Fórum Nacional dos Direitos Humanos, a realizar-se das 08h45 às 16h00 nos dias 23 e 24 de agosto próximos (terça e quarta-feira, respetivamente), no Salão Beijing na Presidência da República.

A iniciativa, conforme sugere o lema «Efetivar Direitos e Combater as Desigualdades para pretende ser um espaço de partilha e de promoção dos Direitos Humanos, enquanto instrumento para a efetivação de uma sociedade mais justa e solidária, tendo como objetivos:

  • Articular e mobilizar a sociedade cabo-verdiana na promoção e fiscalização das Convenções Internacionais e Regionais e os respetivos Protocolos em que Cabo Verde está vinculado.
  • Despertar a consciência nacional sobre os deves inerentes aos direitos humanos,
  • Estabelecer uma estratégia de comunicação para mudança de comportamento relativamente à violação e o respeito pelos diretos humanos.
  • Promover uma cultura de cumprimento, proteção e promoção dos direitos humanos. · Chamar atenção sobre desafios da globalização, as suas implicações nos direitos fundamentais dos cidadãos no contexto de Cabo Verde.

Nisso, o fórum, cuja cerimónia de abertura será presidida por Sua Excia. o Presidente da República, Dr. José Maria Pereira Neves, que participa no painel inicial, sob o tema Diálogo de Alto Nível – Agenda 2030 e os Direitos Humanos.