Presidente Neves solidário, com São Tomé e Príncipe (STP)

10

O Presidente da República, José Maria Pereira Neves, afirmou a sua solidariedade para com o Governo e o povo de São Tomé e Príncipe (STP) perante os estragos provocados pelas chuvas torrenciais do dia 28 de dezembro, e que, inclusive, originaram mortes, na ilha de Príncipe. Neves apela à solidariedade do Estado e dos cabo-verdianos para com os irmãos de Príncipe, ilha onde cerca de 80% dos seus habitantes são cabo-verdianos e/ou descendentes.

Em entrevista à comunicação social, à margem do evento inaugural da Semana Instado a comentar sobre o apelo do Governo Santomense à comunidade internacional para fazer face a este desastre natural, José Maria Neves respondeu que “nós estaremos sempre do lado de STP, do seu povo, para encontrar as melhores formas de reconstruir o país após este grave incidente”, salientou o Presidente.

Neves recorda que, num passado recente o Governo de Cabo Verde, então sob a sua égide, negociara com o Governo luxemburguês, conseguir recursos para, numa cooperação tripartida com o Governo santomense, se desenvolver um conjunto de ações a favor de São Tomé e Príncipe”, instando o atual Governo cabo-verdiano a continuar a desenvolver iniciativas de apoio a STP.

Nisto, Neves apela à solidariedade de todas as cabo-verdianas e cabo-verdianos. “Devemos fazer um esforço interno, não só o Estado, mas, também os cidadãos, as empresas, no sentido de apoiarmos esse processo de reconstrução do país na-pós crise que emerge com essas chuvas diluvianas que caíram sobre STP”, apela José Maria Neves.

Ouça as declarações do Presidente da República no Facebook oficial da presidência da República:

https://web.facebook.com/Presidencia.cv/videos/468169341540422