Discurso do PR no Fórum Dakar ecoa pelo continente

39

Ainda relacionado à participação e intervenção do Presidente da República, José Maria Neves, no Fórum Dakar 2022, sobre a Paz e Estabilidade em África, o discurso do Chefe de Estado cabo-verdiano provocou eco, tanto no seio da imprensa internacional quanto da África francófona, prova disso sãoos aplausos que arrancou e a grande demanda de órgãos como a TV5 ou a RFI para o entrevistarem, imediatamente após o evento.

Veja aqui a entrevista, em francês à TV5:

Leia, também, a entrevista *a RFI, em português:

https://information.tv5monde.com/video/gabon-l-ex-ministre-des-affaires-etrangeres-s-exprime-sur-la-souverainete-africaine

Na sua intervenção, José Maria Neves pôs a tónica na valorização da capacidade africana para encontrar as soluções para os desafios que se colocam aos países e para o continente em geral, afirmando a sua confiança na capacidade dos quadros africanos como um dos grandes trunfos para o seu desenvolvimento, tirando vantagem do enorme potencial, também, ao nível dos recursos naturais e outros. Relembre o discurso, aqui:

Também entre os participantes no ato, as palavras do Presidente marcaram, pela positiva. Um exemplo é o testemunho da ex-ministra dos Negócios Estrangeiros do Gabão, Laure Gondjout, especialista na prevenção dos conflitos que expressou ter ficado “impressionada” com a “relevante” mensagem do Presidente Neves. Esta enfatiza a “necessidade de se confiar nos recursos humanos”, assim como de “restaurar a dignidade africana.

Assim como o Mais Alto Magistrado da Nação cabo-verdiana, Gondjout acredita que a crise instaurada com o conflito Rússia-Ucrânia, pode constituir-se como uma oportunidade do Continente Africano. Leia a reportagem aqui: https://information.tv5monde.com/video/gabon-l-ex-ministre-des-affaires-etrangeres-s-exprime-sur-la-souverainete-africaine