PR reclama mais apoio para CENORF e ADEVIC

12
PR inteira-se do funcionamento do CENORF

O Presidente da República considera importante um maior apoio da sociedade a projetos e iniciativas com benefícios sociais relevantes, como os levados a cabo por essas duas instituições e que constituem importante contributo para a integração das pessoas com deficiência no país.

Num dia, em parte dedicado às questões da inclusão social, e dando continuidade à programação da visita ao município da Praia, o PR esteve, esta quarta-feira, no CENORF – Centro Nacional de Reabilitação Ortopédica e Funcional, e a ADEVIC- Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde, também na Achada de São Filipe, duas instituições que têm dado um inegável contributo para uma sociedade mais inclusiva.

José Maria Neves se disponibilizou para ajudar na mobilização de outros parceiros para o CENORF, que pretende levar os seus serviços a outros cantos do país, apartir de uma oficina montada em um autocarro e introduzir a tecnologia 3D na impressão das proteses, para uma maior qualidade e eficiência.

Em relação à ADEVIC, estes pedem a magistratura de influência do Chefe de Estado para ajudar a integrar cerca de 15 internos invisuais. A Associação desenvolve programas de acompanhamento e inserção dos invisuais. Mais do que isso, a sua sede dispõe de uma sala multi-uso, um auditório que serve a comunidade, um consultório médico, laboratório de linguas, com impressoras braile para produção de livos e outros documentos que facilitam a inclusão de Deficientes visuais.