PR assinala Dia do Município de Ribeira Brava

16

Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves felicita, em missiva dirigida ao edil local, o Senhor José do Rosário Martins, a população de Ribeira Brava pelo Dia do Município, e que coincide com o Dia de São Nicolau, padroeiro da ilha de mesmo nome.

Nesta época que é de festa, o Chefe de Estado deseja que as comemorações decorram, em clima “de paz e alegria, augurando os melhores sucessos e votos de prosperidade e de bem-estar para a população da Ribeira Brava”.

Mais do que sublinhar os desafios, e que não são poucos, sobretudo em tempos de crise, o Chefe de Estado realça as potencialidades de São Nicolau, ilha “essencialmente agrícola, com clima ameno” e que “tem tudo para ser um município mais atrativo, dinâmico e competitivo”. Para isso é preciso “investir fortemente em todos os setores chaves de desenvolvimento, nomeadamente na pesca, no agronegócio, no turismo de natureza ou de montanha e na cultura”.

Mas, para que Robeira Brava/São Nicolau possam cumprir esse potencial, reflete José Maria Neves, é preciso ultrapassar alguns constrangimentos ao desenvolvimento local e atrair investimentos. “Falo principalmente da precária ligação marítima e aérea de São Nicolau com outras ilhas do país que tem dificultado a circulação de pessoas e bens e, consequentemente, o desenvolvimento da economia”, salienta.

O PR acredita mesmo que “resolvendo o problema de transportes, Ribeira Brava vai ultrapassar muitas das dificuldades presentes”.

Neves acrescenta que “é preciso um “djunta mon” coletivo dos poderes local e central, ONGs, sociedade civil e outros”. O Mais alto Magistrado da Nação sugere como solução ainda para a mobilização de recursos para o desenvolvimento local, a busca de cooperações e parcerias.