Conversa do PR com mulheres evidencia força do desporto na promoção da equidade de gênero

25

Mais uma vez, o Palácio da Presidência abriu as suas portas para o exercício de “ouvidoria” que o Presidente da República tem promovido, desta feita com mulheres envolvidas no desporto. Um momento sublime de um diálogo franco e aberto em que ficou visível a força do desporto enquanto uma poderosa ferramenta de integração e promoção da equidade de gênero e para uma sociedade mais justa e igualitária.

De dirigentes, passando por atletas olímpicas e paralímpicas, treinadoras e árbitras de modalidades diversas, este encontro com o Presidente e a Primeira Dama produziu testemunhos poderosos da força do desporto para além das competições. “O desporto abriu-me as portas”, palavras de Joana Almada, atleta paralímpica, e que se ouviu de várias outras presentes.

Entretanto, nem só de vitórias se faz a história do desporto feminino. Os desafios ainda são enormes para essas mulheres, entre as quais a falta de representatividade no dirigismo desportivo, com a Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, a sublinhar o facto de só haver três presidentes de comités olímpicos em África e 12 em todo o globo. A profissionalização e o finaciamento do desporto, o desporto escolar, a sinergia que deve haver entre a educação e o desporto foram alguns dos temas debatidos.

No final a certeza de que a determinação das mulheres continuará a abrir e apontar caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva, no desporto e em todas as vertentes sociais.


#lugardamulheréondelaquiser #diadamulhercaboverdiana #27demarco #paláciodoplateau #presidentedarepública #josémarianeves #jmn