O Presidente da República, José Maria Neves realçou esta terça-feira, a importância de organizações como a Associação Luso-caboverdeana (ACAS) para a melhor integração das nossas comunidades na Diáspora. Ao mesmo tempo, volta a reforçar a convicção da afirmação da ideia desta Grande Nação Global, tendo efetivamente a nossa enorme Diáspora como a grande riqueza do país.
Em visita à sede da referida associação, o PR Neves enalteceu a resiliência da ACAS, não obstante as dificuldades para se manter ativa, e quando se comemoram os seus 20 anos enfatiza que é preciso valorizar esse percurso e todo o trabalho feito em prol de uma melhor integração dos cabo-verdianos na comunidade de Sintra.
O Chefe de Estado volta a frisar a força de Cabo Verde enquanto Nação Diaspórica, e com uma Diáspora que tem vindo a contribuir, desde os primórdios da Independência, para o desenvolvimento de Cabo Verde. A nossa Diáspora é, refere, a nossa “grande riqueza”, muito para além das remessas financeiras.
Esta, tem sido, reflete, factor de mudanças e de desenvolvimento e que, inclusive, se hoje o nosso arquipélago é um dos exemplo de democracia e da boa governança, estando num dos primeiros lugares dos indicadores nos domínios também da liberdade de imprensa, liberdades económicas, transparência, IDH, etc., devêmo-lo, em parte, a essa diáspora espalhada pelo mundo.
Oiça alguns trechos do discurso do PR durante a visita efetivada esta terça-feira à sede da ACAS que celebra 20 anos da sua existência.