PR recebe Lula da Silva e perspetiva ascensão do Sul com “regresso do Brasil ao mundo”

142

O Presidente da República recebeu, hoje, no Aeroporto da Praia, o homólogo Lula da Silva, com quem conversou por mais de uma hora, numa paragem do Presidente brasileiro na capital, com os dois Chefes de Estado a assumirem a vontade do reforço das relações entre o Brasil e Cabo Verde. Numa declaração conjunta, José Maria Neves saudou o “regresso do Brasil ao Mundo”, perspetivando com isso a ascensão do Sul, para um mundo mais igual, onde todos vivam com mais dignidade.

O Chefe de Estado vê em Lula da Silva um grande amigo de Cabo Verde e de África e espera receber o homólogo numa visita oficial a Cabo Verde “para nos trazer este novo Brasil a Cabo Verde e a África e aprofundar as excelentes relações que abrangem setores como educação, investigação, agricultura, pecuária, comércio, defesa e segurança.

O Presidente brasileiro expressou, por sua vez, satisfação por esta “passagem por Cabo Verde” e prometeu voltar oficialmente às ilhas para uma discussão mais profunda sobre as relações bilaterais entre os dois países.

Lula da Silva reconhece que o Brasil esteve afastado do mundo nos últimos seis anos, mas prometeu recuperar as relações, de forma particular com a África, não fosse o seu país o resultado de uma miscigenação entre índios, negros e europeus.

Por tudo que recebeu do continente africano durante 350 anos de escravidão, Lula da Silva espera que o Brasil possa pagar com transferência de tecnologia, mais formação e especialização de quadros, apoio à industrialização e desenvolvimento da agricultura.

Assista à declaração conjunta, aqui: