Presidente da República saúda o Dia do Município do Paúl  

31

O Presidente da República, José Maria Pereira Neves, associa-se às comemorações do dia do Município do Paul e das festividades de Santo António das Pombas, que se celebra neste dia 13 de junho. Em carta endereçada ao Presidente da Câmara Municipal local, o Sr. António Aleixo, o Chefe de Estado augura “os maiores sucessos ao edil e à população desse Município, louvando a “resiliência intrínseca” aos locais do Paúl e de Santo Antão em geral, como qualidade “determinante” para enfrentar os desafios do presente.

Desafios esses que têm a ver com o desencravamento de localidades e melhoria dos caminhos vicinais, o combate ao desemprego e a promoção de um crescimento do PIB per capita local “para cifras que se aproximem da média nacional”.

“Aproveito esta oportunidade para incitar os paulenses e os seus dignos representantes a prosseguirem na ingente luta pelo desenvolvimento do Paul e pela melhoria das condições de vida dos seus habitantes, como forma de contrariar a atual tendência de perda da população, nomeadamente, a mais jovem, e o consequente aumento da percentagem de idosos residentes”, reflete ainda o Mais Alto Magistrado da Nação na missiva ao autarca paulense.

Não obstante ainda o outro grande desafio da ligação da Ilha das Montanhas, no que confere aos transportes aéreos, sendo a construção de um novo aeroporto local uma ambição antiga dos ilhéus de Santo Antão, o Presidente Neves diz-se convencido “de que o Paul saberá ancorar o seu progresso nas suas enormes potencialidades, principalmente nos sectores do agronegócio, do turismo cultural e de natureza, da pesca submarina, bem como de outras atividades ligadas ao oceano”.