O Presidente da República, recebeu esta manhã, no Palácio do Plateau, algumas dezenas de crianças e responsáveis da Associação Comunitária Pró-Ativa de Achadinha Baixo, no quadro das comemorações do mês de junho, mês da Criança e do Dia da Criança Africana, celebrada no passado dia 16 de junho. Uma oportunidade para o Chefe de Estado reiterar o apelo para a maior atenção e envolvimento da sociedade em relação à problemática dos direitos, deveres e sobretudo, da proteção das nossas crianças cuja responsabilidade, volta a afirmar, “é de todos!”
Das famílias, particularmente, ao Governo, ONG, associações, Igrejas, enfim, de toda a sociedade civil “temos de fazer tudo para garantir o crescimento inclusivo do país, rendimento às famílias e poderem assim satisfazer as necessidades básicas das crianças. Podermos garantir a educação e a saúde”, voltou a apelar o PR que realça a necessidade de se manter estas questões relacionadas às crianças na agenda, sobretudo, da violência sexual contra menores, que, como tem afirmado, bastas vezes, é uma grande mancha na sociedade cabo-verdiana.
“É fundamental trabalharmos, não só ter permanentemente esta questão na agenda, mas, também, mobilizar toda a sociedade cabo-verdiana para eliminarmos de vez este mal social que temos no país!”, afirma o Presidente da República.
No que tange ao continente africano, em geral, o Chefe de Estado realça a instabilidade e as guerras advenientes como um dos grandes desafios e que afeta, sobretudo, as crianças.
Confira, na íntegra, as reflexões do Presidente, à comunicação social, à margem da visita das crianças que levaram boas energias e boa disposição ao Palácio do Plateau.