“Temos é de apoiar iniciativas desta natureza e dar mais atenção às organizações não governamentais como a Terrimar…”. Este foi o mote da visita que o Presidente da república efetuou este sábado à ilha de Santo Antão, mais concretamente à cidade de Porto Novo, ao parque natural de “Campo Redondo” e à aldeia piscatória de Tarrafal de Monte Trigo para conhecer de perto o trabalho que a ONG ambiental Terrimar está a fazer. Um trabalho, a todos os títulos meritório, seja na proteção de espécies animais marinhos como as tartarugas, de aves marinhas e outras como o Rabo-de Junco ou o Abutre, seja na proteção de plantas endémicas como o Dragoeiro ou o Marmulano, esta última uma de seis plantas endémica de Santo Antão.
Para além de uma apresentação dos projetos da Terrimar, na sede da ONG, José Maria Neves visitou o acampamento de conservação de tartarugas marinhas em Tarrafal de Monte Trigo, e participou numa ação de plantação de árvores na escola do Ensino básico daquela localidade, bem como de uma ação de entrega de tartaruguinhas ao mar, na Praia do Armazém, em Porto Novo.
No final, o Chefe de Estado mostrou-se gratificado e muito sensibilizado com o trabalho que a Terrimar está a fazer, sobretudo na educação e consciencialização ambiental das comunidades, destacando a experiência com a população da praia de Cruzinha que, hoje em dia, está totalmente engajada na preservação das tartarugas.
Neves sublinha a complementaridade que deve haver entre as ONGs e o Estado, leia-se aqui o Governo e as autarquias, numa perspetiva de “subsidariedade”, apelando à descentralização das responsabilidades na proteção ambiental, nomeadamente na cogestão dos parques naturais, assim como ao reforço dos financiamentos a essas associações e organizações da sociedade civil, “conseguiremos ganhos muito importantes”, em toda a linha, incluindo na criação de novas oportunidades de emprego e de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
Oiça, na íntegra, as considerações do PR, aqui, e veja, em imagens vídeo, como foi esta incursão pelo trabalho desenvolvido pela Terrimar, e saiba mais sobre a Terrimar no Facebook oficial da referida ONG: https://www.facebook.com/Terrim…/.com/Terrimar.santoantao/