PR felicita homólogos de China, Nigéria e Botswana pelos Dias Nacionais dos seus países

23

O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou, em carta enviada ao seu homólogo chinês, o Senhor Xi Jinping, o Governo, o Partido Comunista Chinês e o povo da República Popular da China, por ocasião da celebração do Dia da Fundação da República Popular da China, celebrado no dia 1 de outubro.

Falando em seu nome próprio e dos cabo-verdianos, o Presidente Neves expressa ao Presidente Xi Jinping, a sua “sincera gratidão pela ajuda que a China tem prestado a Cabo Verde, especialmente em áreas como as infraestruturas públicas, saúde, educação e agricultura. Essa solidariedade reforça o vínculo entre nossos Povos e o nosso profundo apreço pela amizade duradoura”. A República Popular da China, recorda-se, tem sido um dos principais parceiros de Cabo Verde, desde a hora zero da República de Cabo Verde e ainda antes disso, tendo apoiado Cabo Verde e Guiné-Bissau na sua luta conjunta pela suas Independências.  

“Nesta feliz data, assinalo com regozijo, os grandes avanços alcançados pelo seu País, sob sua sábia Liderança, ao longo destes anos. Com efeito, a China se estabeleceu como uma das mais influentes Nações do mundo, sendo referência em inúmeros sectores e contribuindo significativamente para o desenvolvimento e paz global”, sublinha.

Aproveitando o ensejo, José Maria Neves, reafirma ainda a sua “firme vontade de continuar a aprofundar e diversificar” as parcerias entre os nossos países tanto no plano dos dois governos, como entre o sector privado, a sociedade civil e a academia, “para o benefício mútuo dos nossos Países e Povos”.

Também no dia 1 de outubro, a República Federal da Nigéria, outro país amigo e irmão africano, celebra o seu Dia Nacional, oportunidade, igualmente, para o Chefe de Estado Cabo-verdiano saudar o seu homólogo nigeriano, o Senhor Bola Ahmed Tinubu.

Neves augura saúde e sucessos pessoais para o Presidente Tinubu, “bem como de prosperidade para o seu país”.

Nesta feliz ocasião, reitera o Mais Alto Magistrado da Nação cabo-verdiana, “manifesto-lhe o meu desejo de continuar a reforçar e aprofundar os laços de amizade, solidariedade, bem como os de cooperação, em domínios mutuamente vantajosos, em prol dos nossos Países e Povos, tanto a nível da CEDEAO como da União Africana”.

Ontem, 30 de setembro, comemorou-se o Dia Nacional da República do Botswana, “uma excelente oportunidade para endereçar a Vossa Excelência, em nome do Povo cabo-verdiano e em meu próprio, as mais vivas felicitações e votos de prosperidade e bem-estar para o seu país, sublinhava em missiva dirigida ao Presidente daquele país, o Senhor Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi Gaborone.

Na ocasião, o Presidente José Maria Neves expressou, também, a sua “disponibilidade para fortalecer os laços de amizade, solidariedade e cooperação, tanto a nível bilateral, como no âmbito da União Africana, para benefício mútuo dos nossos Países e Povos”.