“Esta é a todos os títulos uma visita histórica e estratégica”

34

Assim caracterizou o Presidente da República, José Maria Neves, a presença, a partir de hoje, em Cabo Verde do seu homólogo da República Federal da Alemanha para uma vista de Estado de dois dias visando o reforço da cooperação entre os dois países em sectores-chave e orientados para o futuro como o mar, o ambiente, as Energias, além da ciência e inovação aplicada às mudanças climáticas e transição energética.

Depois das honras militares, esta manhã no Palácio do Presidente da República, os dois Chefes de Estado mantiveram um tête-a-tete, seguido de um encontro alargado entre as delegações.

José Maria Neves condecorou o seu homólogo com a Ordem Amilcar Cabral, Primeiro Grau, um momento de grande simbolismo e reconhecimento pelo empenho pessoal do Presidente Alemão para a elevação da amizade e cooperação entre os dois países.

Pelo papel catalisador e estratégico da Alemanha na afirmação e no desenvolvimento da União Europeia e na arena internacional, particularmente neste complexo contexto de crise, o Chefe de Estado vê nesta primeira visita de um Presidente Alemão a Cabo Verde um fator de extraordinária importância no reforço das relações entre Cabo Verde e Alemanha, que se convergem nos valores como a democracia, o respeito pela ordem internacional, mas também entre Cabo Verde e a União Europeia e ainda entre a Europa e a União Africana.

Durante a Conferência de Imprensa, José Maria Neves destacou Alemanha como um parceiro confiável, estratégico e fundamental na construção de um Cabo Verde moderno, de rendimento médio, com apoios na formação profissional, infra-estruturação, na defesa e segurança, no reforço da parceria especial com a EU e o acolhimento de uma importante comunidade cabo-verdiana.

Para o Chefe de Estado esta visita vai também permitir concertar posições sobre questões relevantes referentes ao continente africano e à Europa.

“Cabo Verde, a região da África Ocidental e a África contam com a Alemanha na construção desta nova ordem mundial que pretendemos”, arrematou José Maria Neves esperando que esta visita seja auspiciosa para Cabo Verde, para Alemanha, para África e para a Europa.

Por sua vez, o Presidente da Alemanha confessou já estar a sentir, nestas primeiras horas de visita, a hospitalidade do povo cabo-verdiano e agradeceu pela condecoração.

Frank- Walter Steinmeier deixou o seu reconhecimento a Cabo Verde pelo seu comprometimento com a democracia e o Estado de Direito, assim como o seu respeito pela forma como decorrem as eleições no país.

O Chefe de Estado Alemão também destaca a cooperação entre os dois países no domínio do mar e a importância das ilhas pelos dados que apresentam ao mundo para a investigação das alterações atmosféricos, através do observatório do Centro Oceanográfico do Mindelo, onde terá “o prazer” de estar amanhã.

Frank- Walter Steinmeier espera que a cooperação entre os dois países sejam cada vez mais intensas também em domínios como o turismo e formação, augurando a conjugação de esforços para a prossecução dos objetivos comuns.