O Presidente da República, José Maria Neves, visita, neste sábado, 28 de outubro, às 10h00, na Praça de Achada Eugénio Lima, a Feira “Amor em Ação, evento social e humanitário promovido pela JOCUM – Jovens com Uma Missão, e que reúne várias associações comunitárias, profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e psicólogos), organizações sociais e outras instituições responsáveis pela promoção do bem-estar social, para prestar atendimento e apresentação de serviços, esclarecimentos, orientações e aconselhamentos à população local.
Para além de consultas médicas, psicológicas, os participantes na Feira terão a oportunidade de abordar e refletir sobre questões prementes ao bem-estar social, com palestras sobre a ética e a moral, o respeito às diferenças e o combate ao preconceito.
Algumas das instituições envolvidas nesta feira são a CNDHC, VERDEFAM, CCSIDA, FECAD, CENORF, Fundação Dona Ana, ICCA, DNE, FA, PN, Morabi, PVVIH, Nós Saúde, Associações Comunitárias de Eugénio Lima, Centro de Saúde de Fazenda, entre outras instituições.
A iniciativa pretende, segundo os organizadores, contribuir para uma sociedade mais saudável e harmoniosa, levando “amor” às pessoas. Daí estarem previstos, ainda, grupos de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte emocional e orientações para a busca de soluções, porta a porta. Porque o bem-estar também envolve a espiritualidade, a Feira irá contemplar momentos de reflexão, meditação e música.
A ideia é levar este projeto ao maior número possível de bairros da capital, a começar por Eugénio Lima.
O Presidente da República louva e apoia a iniciativa que apela à participação e responsabilidade civil e ao espírito de “Djunta Mon” em prol das comunidades, sendo a sua presença no evento um sinal inequívoco desse apoio.
De referir que os Jovens Com Uma Missão (JOCUM), são uma organização cristã, de cariz internacional, que presta serviços sociais e religiosos há cerca de 40 anos, em Cabo Verde. Trata-se da mesma organização que fundou as “Tendas El-Shaddai”, a 14 de junho de 1996, em Santa Cruz, sob a liderança do missionário angolano Honório Fragata e um grupo de evangelistas “jocumeiros” cabo-verdianos e brasileiros. A ONG as “Tendas El Shaddai” já acolheu no seu Centro mais de 3000 toxicodependentes e alcoólatras em busca de recuperação e reinserção social.