13 | FEVEREIRO | 2018 – DIA MUNDIAL DA RÁDIO o Presidente da República,…

12

13 | FEVEREIRO | 2018 – DIA MUNDIAL DA RÁDIO

S.E. o Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, efectua visita surpresa à Rádio de Cabo Verde (RCV), no dia Mundial da Rádio que este ano se comemora com o tema: “Rádio é desporto”.

O Tema surgiu da necessidade de promover a relação inseparável entre o desporto e género, e realçar como a melhoria da igualdade de género na radiodifusão no desporto pode produzir mais liberdade de expressão para todos.

O chefe de Estado chegou à estação da RCV às 10h30 para uma visita surpresa às instalações da RCV e trocar impressões com os jornalistas, técnicos e dirigentes dessa estação emissora. À chegada, o chefe de Estado encontrou-se com um “velho amigo”, o jornalista António Santos Nascimento que ficou a saber que a presença do chefe de Estado na estação deveu-se à comemoração do Dia Mundial da Rádio. Trocaram impressões sobre as ligações de Jorge Carlos Fonseca ao Desporto e à Rádio, seguido de uma declaração à TCV que soube da presença dele na estação da RCV.

O Presidente da República visitou as instalações, conversou com os jornalistas e profissionais da Rádio, bem como com a PCA da RTC, Drª Sara Pires. Aproveitaram o momento para entrar em directo no jornal das 11 horas com a jornalista Milú Rodrigues e entrevistado pelo jornalista Jefferson Gomes.

“Foi uma visita de surpresa e levo uma impressão muito boa (da Rádio) e trata-se de um dia especial para os profissionais da Rádio”, afirmou.
Terminou dizendo que a Rádio “é um instrumento importante para a cidadania democrática em Cabo Verde”, “e que tem sido um instrumento “fundamental para a educação, no seu sentido mais abrangente, nomeadamente na educação política, sector onde me insiro, através dos debates, registos das campanhas eleitorais e explicação dos processo políticos eleitorais”.

O Dia Mundial da Rádio é celebrado anualmente no dia 13 de fevereiro. O Dia foi proclamado pela Assembleia Geral da UNESCO em 2011.