Presidente da República recebe o Presidente da RTP, Dr. Gonçalo Reis

14

Presidente Jorge Carlos Fonseca recebe o Presidente da RTP, Dr. Gonçalo Reis acompanhado do Director da RTP, José Arantes, e o Delegado da RTP África em Cabo Verde, Ricardo Mota,o Dr. Gonçalo Reis foi recebido no Palácio do Plateau para uma visita de cortesia.

A participação da RTP África na Cimeira da CPLP, no quadro da parceria com a RTC, nomeadamente na transmissão da Cimeira e a formação de profissionais de comunicação em Cabo Verde, foram alguns dos assuntos abordados no encontro.

Conforme Gonçalo Reis, a RTP irá disponibilizar o canal RTP3 na TDT em Cabo Verde, num protocolo que será assinado na Ilha do Sal a 13 deste mês e terá a primeira transmissão durante a Cimeira do Sal.

O Presidente da RTP falou da RTP África como um canal de encontro de culturas – uma ponte entre os seis países, informou que em Portugal todos os canais a cabo querem ter o RTP África e RDP no leque de canais para os seus clientes. “Tratando-se de canais que emitem muitas informações quer do quotidiano desses países, desporto, entretenimento da realidade africana, como o programa Arte e Espectáculos, feito pela jornalista Hulda Moreira, Mar de Letras, Conversas ao Sul, vários programas de literatura, só para citar alguns exemplos” mostra esse encontro de culturas que existe, disse o Presidente da RTP..
Terminou dizendo que há uma grande produção feita em África, a maior, em Cabo Verde”. O Programa Nha Terra, Nha Cretcheu é feito há muitos anos em CV e com grande qualidade, tal como o novo que agora vai na 2ª série, Quintal de Belinha”.

O Presidente Jorge Carlos Fonseca falou da Cimeira da CPLP e os grandes dossiers que serão debatidos, nomeadamente, a questão da mobilidade. Falou-se, ainda, na possibilidade da RTP África ter a sede em Cabo Verde, uma ideia já aventada há 20 anos, disse o representante da RTP em Cabo Verde.