Discurso do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca na Credenciais pela Embaixadora do Reino de Espanha, Senhora Maria Dolores Rios Peset

24

Discurso do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca na Cerimónia de Apresentação das Cartas Credenciais pela Embaixadora do Reino de Espanha, Senhora Maria Dolores Rios Peset

10 de Outubro de 2018

Senhora Embaixadora,

É com muito prazer que recebo Vossa Excelência nesta cerimónia solene de apresentação das Cartas que a acreditam como embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária do Reino de Espanha em Cabo Verde.

Gostaria de lhe desejar as boas vindas a Cabo Verde e expressar a minha satisfação em recebê-la aqui hoje, na presença do Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luis Filipe Tavares; do Chefe da Casa Civil, e dos meus colaboradores mais directos, os quais, não tenho dúvidas, estarão sempre ao seu dispor, durante o desempenho das suas nobres e altas funções que acaba de assumir no meu país.

Por intermédio de Vossa Excelência, gostaria de expressar as minhas cordiais saudações a Sua Majestade o Rei Filipe de Espanha e sua distinta família, e transmitir todo o nosso apreço e sinceros agradecimentos pelo apoio que a Espanha tem prestado a Cabo verde, o que muito tem contribuído para o desenvolvimento económico e social destas ilhas e do nosso Povo.

Cabo Verde e o Reino de Espanha, dois países ligados por laços sólidos de cooperação e amizade, vêm construindo, ano após ano, uma relação também baseada no respeito e confiança mútuos e na defesa de valores que nos são comuns.
As nossas relações tanto a nível técnico, quanto a nível politico diplomático, têm se revelado excelentes. Reconhecemos, com particular satisfação, o apoio que nos foi consentido pelo Reino de Espanha aquando do processo negocial para o estabelecimento da parceria Especial com a União europeia e, muito particularmente, pelo apoio inequívoco recebido do seu país durante as negociações recentes mantidas com a União Europeia para o alargamento desta Parceria a outros pilares.

Os Acordos assinados entre os dois países, seja no domínio da cooperação cultural, científica, técnica, seja no âmbito da economia marítima, defesa, e áreas afins, comprovam o bom nível do nosso relacionamento.

Senhora Embaixadora,

Cabo Verde partilha com o Reino de Espanha os princípios da democracia constitucional, da resolução pacífica de diferendos entre Povos e Nações, e os princípios da segurança internacional.
É com muita preocupação que vimos seguindo o recrudescimento de actos de pirataria marítima na nossa sub-região, de terrorismo, de tráficos de vária ordem e de outras formas de criminalidade transnacional no corredor do Atlântico Sul, com particular incidência no Golfo da Guiné, área que desejamos isenta de todos esses fenómenos e contra os quais haverá de se dar combate com determinação, sob pena de se protelar os projectos de desenvolvimento, em curso, das Nações e dos Povos de toda a costa oeste do Continente Africano.

Saudamos, por conseguinte, os contactos estabelecidos e as acções concretas de cooperação que se vêm registando nessa matéria entre as Autoridades Cabo-verdianas e Espanholas.

Senhora Embaixadora,
Antes de terminar, permita-me que reitere as minhas felicitações a Vossa Excelência, desejando que a sua missão em Cabo Verde seja coroada de sucessos, tanto do ponto de vista pessoal e familiar, quanto profissional.
Espero que a Senhora Embaixadora e família, se sintam verdadeiramente em casa!

Bem-vinda a Cabo Verde!
Muito obrigado.