Mensagem de S.E. o Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca, al…

69

 
 

 

Mensagem de S.E. o Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca, alusiva ao Dia Nacional das Forças Armadas
15 de Janeiro de 2020

Celebra-se hoje o Dia Nacional das Forças Armadas, instituição fundamental do Estado de Direito Democrático que, em permanência e em ligação cada vez mais estreita com a sociedade civil, assegura a nossa soberania e contribui, com diversas outras instituições, para a nossa segurança, elementos centrais da nossa Democracia.

Em pleno ambiente das festividades da Semana da República que celebra duas datas marcantes da nossa história, o 13 de Janeiro – Dia da Liberdade e da Democracia – e o 20 de Janeiro – Dia dos Heróis Nacionais -, o olhar dos cabo-verdianos dirige-se, respeitosamente, à instituição castrense que, no dia-a-dia, contribui, de forma assinalável, para a criação de um clima de usufruto das liberdades democráticas, necessário ao desenvolvimento do nosso país.

Na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas e de garante da Constituição da República, saúdo neste dia todos os militares, no activo, na reserva e na reforma e, mais uma vez, enalteço a disponibilidade permanente de todos para, em tarefas estritamente militares ou relacionadas com a vida dos cidadãos, colocarem o seu saber, a sua energia e mesmo a sua vida ao serviço da Pátria.

Igualmente, estendo o meu apreço aos funcionários civis da instituição castrense que, cada vez mais, são importante complemento na realização das atividades das Forças Armadas.
Num contexto em que a defesa da soberania e o próprio conceito de segurança ganham contornos cada vez mais complexos, que abarcam aspectos territoriais e fenómenos relativamente recentes e desafiadores como o terrorismo, nunca é demais insistir na necessidade de se dedicar ao estudo dessas realidades e à cooperação com as Forças Armadas de países vizinhos e com os que connosco comungam valores e interesses relevantes, bem como à sua necessária modernização.

Na oportunidade, exprimo, em nome do Povo de Cabo Verde, o meu reconhecimento pela intervenção solidária das Forças Armadas na Beira, Moçambique, aquando da catástrofe natural que se abateu sobre esse país irmão no inicio do ano passado, prestação que foi muito apreciada pelas autoridades locais.
Estimulo as Forças Armadas cabo-verdianas a continuarem a pugnar as suas atividades pelo rigor e o respeito pelos valores republicanos, de modo a assumirem, cada vez mais, o papel de verdadeiro modelo para a nossa Juventude.

Viva o quinze de Janeiro!
Vivam as Forças Armadas!
Viva Cabo Verde!

ais estreita…

Mais