Presidente da República nos atos centrais do Dia dos Heróis Nacionais

27

Cabo Verde assinala, amanhã, sábado, 20 de janeiro, o Dia dos Heróis Nacionais e a passagem de 51 anos sobre a morte de Amílcar Cabral, expoente máximo da Independência Nacional.

Os atos centrais que assinalam a data marcante para o povo das ilhas contam com a presença de Sua Excelência o Presidente da República que, logo pela manhã, às 9H00, deposita uma Coroa de Flores no Memorial Amilcar Cabral, perante os representantes dos demais Órgãos de Soberania, o Corpo Diplomático e os Combatentes da Liberdade da Pátria, cumprindo a tradicional homenagem da Nação à memória de Cabral.

De seguida, às 10H30, no Largo do Memorial Amílcar Cabral, o Chefe de Estado preside o Ato Central da Celebração, uma iniciativa da Fundação Amílcar Cabral e da Câmara Municipal da Praia, em parceria com a Presidência da República.

Para fechar o dia, José Maria Neves prestigia, às 20h00, no Auditório Nacional, a estreia da peça de teatro “A Última Lua do Homem Grande”, uma encenação do grupo Sikinada, baseada na obra do escritor Mário Lúcio Sousa, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

As atividades deste Dia dos Heróis Nacionais enformam a parte cultural da décima terceira edição da Semana da República, que decorreu de 13 a 20 de janeiro, este ano sob o lema “A República pelas mãos dos jovens”, realçando o importante contributo que a juventude tem e pode dar para acelerar o desenvolvimento do país.

O Programa de Atividades deste 20 de janeiro marcam, também, o arranque das celebrações do Centenário de Nascimento de Amílcar Cabral, que estarão a acontecer durante todo o ano de 2024, estando o ponto alto previsto por ocasião de 12 de setembro, data em que, se estivesse vivo, Amílcar Cabral completaria 100 anos.