Presidente da República felicita população e edilidade de Ribeira Grande de Santiago pelo Dia do Município e do Santo Padroeiro

22

No momento em que Ribeira Grande de Santiago celebra o seu dia e o do seu Santo Padroeiro, “Nhu Santu Nomi”, Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, associa-se às comemorações deste 31 de janeiro, desejando os maiores sucessos à edilidade e a todos os munícipes.  

Em carta endereçada ao Presidente da Câmara Municipal, Dr. Nelson Moreira, o Chefe de Estado salienta alguns avanços que permitem “o acesso das pessoas a mais serviços e infraestruturas sociais, obras de requalificação urbana, aumento de penetração de energias limpas, bem como a aposta no empreendedorismo, além de outras importantes medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo Governo”. 

José Maria Neves espera que outros projetos em carteira sejam materializados, dando aos munícipes melhores condições de acesso aos serviços de saúde e de mobilidade. “A estrada de acesso a São João Baptista e Pico Leão, por exemplo, é uma antiga reivindicação dos ribeira-grandenses, que deve merecer atenção das autoridades”, salienta.

Entre os desafios do município, o Presidente da República salienta a elevada taxa de incidência da pobreza, a precariedade do parque habitacional e o desemprego, agravados pela seca prolongada e a redução do poder de compra que afeta a população no seu todo.

“É de se regozijar com os esforços empreendidos pela edilidade no sentido de apoiar, principalmente as camadas mais vulneráveis, mas há que acelerar o passo, porque quem precisa tem pressa, e ultrapassar os constrangimentos restritivos e os entraves burocráticos na realização de alguns projetos estruturantes para o desenvolvimento durável da Ribeira Grande de Santiago, berço da nação cabo-verdiana”, lê-se na missiva.

Ciente das enormes potencialidades de Ribeira Grande de Santiago, que podem servir para atrair mais investimentos públicos e privados e propiciar um salto no seu desenvolvimento, o Mais Alto Magistrado da Nação insta o Município a “assumir um mais forte protagonismo na dinâmica de crescimento, de geração de empregos e de rendimentos para as famílias, no combate à pobreza e às desigualdades e na substancial melhoria da qualidade de vida das pessoas, apostando fortemente na competitividade da economia local e na coesão territorial”.

Enquanto Champion da União Africana para Preservação do Património Natural e Cultural de África, o Presidente da República disponibiliza-se para trabalhar em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e com o Governo, em prol da preservação do património natural e cultural da histórica cidade-berço.

“Conte, pois, Senhor Presidente, com toda a minha energia, empenho, disponibilidade e capacidade de mobilização para juntos conseguirmos acelerar o desenvolvimento do Município mais antigo de Cabo Verde, desbloquear todo o seu potencial, criando prosperidade e oportunidades reais para todos”, diz José Maria Neves.

Neste momento festivo, o Chefe de Estado felicita todos os munícipes de Ribeira Grande de Santiago, residentes e na imensa diáspora, augurando que tudo decorra num clima de paz.