PR e embaixadora da Turquia abordam reforço das relações entre os Estados

4

A segunda diplomata a entregar as suas cartas credenciais ao Presidente José Maria Neves, a nova embaixadora da República da Turquia residente em Dakar, a Sra. Hatice Nur Sagman apresentou-se ao PR com um ambicioso plano de ação, que engloba o domínio político, mas também económico e comercial.

A segurança, em particular a segurança marítima é vista como outra área de eleição para o reforço da cooperação bilateral com Cabo Verde. Isso, tendo em conta a experiência turca nesse domínio pois que banhada pelo mar Negro, mar de Mármara e pelo mar Egeu, com o país a ligar a Europa e a Ásia, por aquelas águas se movimentam alguns dos peincipais corredores marítimos entre esses dois continentes e o resto do mundo.

Atenção especial, também, à cooperação cultural, com a embaixadora a sugerir intercâmbios a nível de artistas e festivais, como a possibilidade da instalação de uma escola da Fundação Maarif e um Centro Cultural do Instituto Yunus Emre para a promoção da cultura turca, ambos com presença em diversos países.