Reino Unido anuncia criação de consulado em Boa Vista

6

As boas relações entre Cabo Verde e o Reino Unido já justificam uma presença diplomática mais forte no nosso país, tendo em conta que, por exemplo, este é o maior mercado emissor de turistas ao nosso país, com aproximadamente 300 mil visitantes por ano.

Esta manhã, a embaixadora do Reino Unido, a Sra. Lisa Bandari, apresentou ao Presidente da República, José Maria Neves, as suas cartas credenciais, trazendo a boa nova da criação de um consulado na ilha da Boa Vista.

A iniciativa, segundo aquela diplomata explicou à comunicação social, após a apresentação das cartas credenciais, pretende, entre outras questões, dar um apoio mais próximo aos seus cidadãos, mas também facilitar a aquisição de vistos de visitantes para os cabo-verdianos que queiram passar férias naquela região do globo. Daí estar-se a estudar a possibilidade de redução da taxa dos referidos vistos.

Para além disso, o encontro com o Presidente Neves constituiu uma oportunidade para aprofundarem sobre o que tem sido a cooperação entre os nossos dois povos e países.

A segurança marítima, as trocas comerciais, o incremento do fluxo turístico para Cabo Verde foram algumas das áreas sobre as quais as duas partes se debruçaram neste encontro.

Sendo esta a sua primeira visita ao nosso país, a embaixadora residente em Lisboa afirmou estar ansiosa por conhecer um pouco mais da cultura e paisagem deste “lindo país”.