Mensagem de S.E. o Presidente da República Dr. José Maria Pereira Neves alusiva ao Dia Internacional da Mulher

11

08 de março 2024 – Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, importa refletirmos sobre as diversas facetas da condição feminina em Cabo Verde e no continente africano como um todo. É ocasião para reconhecer as conquistas das mulheres, mas também para constatar e abordar os desafios persistentes que elas enfrentam diariamente.

A nossa sociedade tem sido fortalecida pela presença e pelo papel ativo das mulheres em todas as esferas da vida. Elas têm demonstrado uma resiliência notável, desempenhando papéis essenciais nas nossas comunidades, famílias, economia e governo. A sua contribuição é inestimável e merece ser celebrada e reconhecida a todos os níveis.

No entanto, ainda persistem barreiras significativas, que muitas mulheres enfrentam no nosso país e em todo o continente. A pobreza extrema continua a ser uma realidade, afetando desproporcionalmente mulheres e crianças. A falta de oportunidades económicas e educacionais perpetua esse ciclo de desigualdade e privação, tornando difícil para as mulheres alcançarem o seu pleno potencial.

A paternidade e maternidade responsáveis são ainda desafios a vencer. Envolvem não apenas o apoio às mulheres durante a gravidez e o parto, mas ao mesmo tempo a partilha de responsabilidades parentais.

A violência baseada no género é uma preocupação urgente e contínua que não pode ser ignorada. Milhões de mulheres africanas enfrentam a violência física, a violência sexual e a violência psicológica todos os dias, privando-as de sua dignidade, segurança e liberdade. A violação sexual de menores é uma das formas mais abomináveis de violência que afeta meninas vulneráveis, deixando cicatrizes emocionais e físicas que podem durar uma vida inteira.

A mutilação genital feminina ainda é uma realidade em muitos países africanos. É uma prática desumana que deve ser banida urgentemente. Ela priva meninas e mulheres do seu direito básico à integridade física e à saúde, causando trauma psicológico e complicações de saúde a longo prazo.

À medida que celebramos março, considerado o mês da Mulher, mas ao longo de todo o ano, devemos comprometer-nos a enfrentar esses e outros desafios de frente, para a construção de um futuro onde todas as mulheres, em Cabo Verde, na África e em todo o mundo, possam viver com dignidade, igualdade e liberdade.

Só conseguiremos construir um melhor futuro para as mulheres, se concretizarmos o sonho de um desenvolvimento durável, com oportunidades partilhadas por todos e com mais mulheres nos lugares de liderança e de tomada de decisões.

Mãos à obra e um Feliz Dia Internacional da Mulher.