PR recebe promotores da exposição “50 anos de Abril – antes e depois”

14

O Presidente da República, José Maria Neves recebeu, hoje, os promotores da exposição “50 anos de Abril – Antes e Depois”, que estará patente ao público no Instituto do Arquivo Nacional a partir da próxima quinta-feira.

A iniciativa integra um programa da
sociedade civil para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, a 25 de Abril
de 1974.

À data da abertura da exposição, que pretende evidenciar as relações entre a luta de libertação nacional, a Revolução dos Cravos e a Independência, José Maria Neves estará a participar nas atividades que assinalam a efeméride em Portugal, mas, fez questão de receber antecipadamente os promotores do evento, os cidadãos Célia Delgado, Fátima Fialho, Manuel Faustino e António Lopes da
Silva, numa expressão de reconhecimento à iniciativa.

A Exposição “50 anos de Abril – Antes e Depois” evidencia o importante acontecimento que provocou o derrube do regime fascista e deu um novo impulso ao processo de libertação de Cabo Verde e das demais antigas colónias.

O programa contempla, também, a exibição, durante o período, de poemas, entrevistas e filmes diversos sobre temas relacionados com a luta pela independência de Cabo Verde e o 25 de Abril.

Os promotores pretendem, depois, doar todo o material ao Instituto do Arquivo Nacional, para contínuar com este trabalho de divulgação, particularmente entre os jovens.