PR felicita Município do Tarrafal de Santiago pelos 107 anos da sua criação

16

O Presidente da República, José Maria Neves, saúda e felicita o Município do Tarrafal de Santiago pelos 107 anos da sua criação, a serem assinalados neste 25 de abril, dia em que também se celebra os 50 anos Revolução dos Cravos, em Portugal, um marco histórico com significativa repercussão também nas antigas colónias portuguesas.

Em carta dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, José dos Reis, o Chefe de Estado considera ser este um momento de júbilo e de dupla celebração, da Liberdade e do Poder Local Democrático, referindo-se ao cinquentenário da Libertação dos Presos Políticos no Campo de Concentração do Tarrafal, ocorrida a 1 de maio de 1974. Uma data que vai ser recordada num grandioso ato, envolvendo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal. “Vamos juntos render uma justa e vibrante homenagem a todos aqueles que doaram a sua vida e sofreram pela firmeza das suas convicções e total entrega à causa maior da Liberdade e Dignidade dos nossos Povos”, refere José Maria Neves lembrando que “recordar o célebre 1 de Maio de 1974 é continuar a nossa firme aposta na promoção e defesa das liberdades, da democracia, do Estado de Direito e da justiça social”.

Na missiva, o Presidente da República regozija-se com “os esforços empreendidos pela edilidade no sentido de melhorar as condições de vida dos munícipes e que se traduziram no desencravar de algumas localidades, estímulo ao tecido empresarial local, empoderamento das famílias, apostas na requalificação urbana, ambiental e paisagística, no saneamento, na educação, nas áreas desportivas e culturais, além de outras medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo governo”.

José Maria Neves enaltece, por outro lado, o enorme potencial do município a nível do turismo, área fundamental para alavancar outros setores chaves de desenvolvimento como a agricultura, a pesca, o comércio e a cultura.

“Este concelho, considerado um epicentro do turismo em Santiago Norte, além da sua linda baía (uma das 10 maravilhas de Cabo Verde), possui um rico património histórico de dimensão internacional. O antigo Campo de Concentração, agora alberga o Museu de Resistência, um testemunho vivo das lutas e conquistas do povo cabo-verdiano, de todos aqueles que ali estiveram presos e que resistiram à opressão e lutaram por justiça”, destaca o Chefe de Estado para quem, “é preciso, estribado nessa extraordinária riqueza, projetar ainda mais Tarrafal no mundo”.

José Maria Neves sublinha, ainda, a resiliência da população do Tarrafal, bem como o crescente tecido empresarial e a evidente dinâmica social e cultural local, apelando a um trabalho contínuo “para melhorar o ambiente de negócios e favorecer investimentos que sirvam os interesses do Município”, que augura cada vez mais competitivo, atrativo e inclusivo.

Através da edilidade local, o Chefe de Estado aproveitou para parabenizar o GD Varandinha, que se sagrou tricampeão do Campeonato Regional de Futebol Santiago Norte, na primeira divisão.