PR preside abertura da conferência que assinala Dia da Liberdade de Imprensa e encerramento da sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa  

10

O Presidente da República, José Maria Neves, preside amanhã, sexta-feira, 03 de maio, a abertura da conferência que celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa no país. O ato, promovido pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde, AJOC, terá lugar às 8h30 da manhã, na Sala Beijing da Presidência da República.

Este ano, o tema da conferência “Uma imprensa para o planeta: o jornalismo diante da crise ambiental”, converge com as preocupações que formatam uma das bandeiras do Chefe de Estado para o mandato e as iniciativas que tem desencadeado em matéria de ambiente, enquanto Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono para a Década do Oceano.

José Maria Neves vai, essencialmente, abordar a importância da liberdade de imprensa neste contexto de múltiplas crises, de ameaças à democracia e desafios impostos pela emergência climática, que põem, cada vez mais, em relevo a necessidade de ações transversais visando a preservação ambiental.

Já às 11H00 desta sexta-feira, o Chefe de Estado preside, na sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, IILP, o encerramento da Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala no próximo domingo, 5 de agosto.

O ato, que contará com mensagens gravadas dos demais Chefes de Estado dos países da CPLP alusivas à data, reúne os Chefes de Missão dos cinco países lusófonos que dispõem de representações diplomáticas em Cabo Verde – Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe – além de representantes de Cabo Verde, à volta do compromisso comum com a língua portuguesa, bem como os desafios associados.