PR na Cimeira de Negócios EUA-África

10

O Presidente da República, José Maria Neves, participou, esta terça-feira, 07, na 16ª Cimeira de Negócios EUA-África, que decorreu em Dallas, no Texas, sob o tema “Negócios entre os EUA e África: parcerias para o Sucesso Sustentável”.

O Chefe de Estado representou o país, ao mais alto nível, no encontro promovido pelo Corporate Council on Africa que pretendia fomentar parcerias entre os EUA e África.

José Maria Neves foi conferencista na Plenária Presidencial “Celebrando os 20 anos do MCC que juntou, em Dallas, a CEO do MCC, Alice Albright, a presidente e CEO da CCA, Florizelle Liser, e os Presidentes do Malawi, Lazarus Chakwera, e da Libéria, Joseph Boakai, além do Chefe de Estado cabo-verdiano.

O Presidente da República falou aos presentes dos impactos altamente positivos dos dois Compactos do MCA, no valor global de 200 milhões de dólares, cerca de 20 milhões de contos, implementados por Cabo Verde, destacando projetos executados a nível das infra-estruturas rodoviárias, portuárias e de mobilização de água para agricultura, além do saneamento. Referiu, também os ganhos conseguidos no reforço da capacidade institucional e de sistemas de gestão, que vieram a permitir maior qualidade, eficácia e transparência na gestão de projetos no país.

“No final da execução dos dois compactos tínhamos um país muito mais moderno, com novas instituições económicas e políticas, com maior capacidade de gestão, mais eficiência e mais eficácia, um país com melhores condições de negociar parcerias com organismos internacionais para o financiamento do desenvolvimento”, destacou José Maria Neves na Plenária Presidencial que integrou a Cimeira Estados Unidos-África que juntou os países parceiros para reflexões voltadas para o futuro do programa, à luz dos ganhos somados até agora.