Na manhã de 24, o Presidente da República, acompanhado do edil portonovense, Aníbal Fonseca e de Paúl, António Aleixo e várias outras autoridades e personalidades do município, participou na celebração da Missa Solene de São João Baptista, presidida pelo frei Valter de Pina.
Numa cerimónia bonita e participativa, a paróquia aproveitou para homenagear, simbolicamente, algumas instituições e personalidades, num total de doze, fazendo alusão aos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo, pelo contributo dado à essa paróquia a nível religioso, bem como a nível social.
De entre os homenageados, se destacam a Câmara Municipal do Porto Novo, a delegação do Ministério da Educação, a Delegacia de Saúde, a Polícia Nacional e o padre Pier Aldo, ex-pároco da freguesia, entre outros.
No final da celebração o Presidente da República afirmou ter ficado muito impressionado com o nível de civismo “dos milhares e milhares de pessoas que participaram nestas festas”. Disse ter levado uma impressão muita positiva dessas festas e dessa manifestação religiosa “pelos seus contornos populares muito fortes”.
A celebração terminou com uma procissão pelas principais artérias da cidade até à Igreja matriz.