Praia, 20 de Março de 2019
“Senhor Secretário Geral da ONU,
Excelência,
Com muita preocupação e bastante consternado, tenho vindo a seguir os eventos dramáticos derivados da grande devastação que assola, nestes últimos dias, algumas regiões de Moçambique, em particular a cidade da Beira, com centenas de pessoas a perderam a vida, para além dos vários feridos e desaparecidos.
Comovido com a sua situação, permita-me dirigir-me a Vossa Excelência para solicitar o meu apelo urgente à Comunidade internacional no sentido de tudo fazer para ajudar as autoridades moçambicanas neste momento de grande tragédia humanitária que atravessa esse país amigo e irmão.
Encorajo desde logo as Nações Unidas e a todos os organismos competentes das Nações Unidas, em particular aqueles responsáveis pela segurança, paz e assistência, a continuar os seus esforços de assistir Moçambique e as pessoas afectadas por este grande desastre ambiental.
Confiante de que o meu apelo encontrará uma resposta positiva, aproveito esta ocasião para renovar a Vossa Excelência a expressão da minha mais elevada e distinta consideração”.