Presidente da República recebe Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação do Reino da Espanha

9

O Presidente da República, José Maria Neves, recebe nesta terça-feira, 18 de junho, às 17h00, no Palácio do Plateau, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação do Reino da Espanha, o Senhor José Manuel Albares, no quadro de uma visita de trabalho de Albares ao nosso país.

A deslocação do Ministro espanhol acontece dois meses após a visita do Presidente José Maria Neves ao Reino da Espanha, onde foi recebido tanto pelo Presidente do Governo espanhol, o Senhor Pedro Sanches, e o Rei de Espanha, Filipe VI, com os quais discutiu as possibilidades de reforço da cooperação entre os nossos dois países na economia azul.

Durante essa visita, o Presidente Neves expressou a expectativa de um fortalecimento das relações bilaterais, destacando a preparação de uma cimeira entre o Governo de Madrid e os países da África Ocidental para abordar temas como a segurança no Golfo da Guiné, migrações e apoio ao desenvolvimento da região.

“Cabo Verde é um parceiro de referência para Espanha nesta região de África em matéria de governação, Estado de direito e democracia, e ocupa um lugar estratégico por causa da sua posição em África e a sua proximidade com as ilhas Canárias, o que o converte num ator chave para a segurança e a estabilidade marítima,” afirmou hoje o Governo espanhol, num comunicado em que anunciou a visita de Albares à Praia.

Esta viagem visa “reforçar o compromisso de Espanha com África” e enquadra-se na “aposta de Espanha pelo desenvolvimento da África subsaariana e do Sahel,” segundo o executivo de Madrid. A deslocação é também um compromisso de Espanha com “o futuro económico” de Cabo Verde “e as reformas desenhadas para favorecer a implantação da economia azul e aumentar a segurança,” lê-se no mesmo texto.

Espanha é o primeiro cliente e o segundo fornecedor de Cabo Verde dentro da União Europeia, além do nosso país ser o terceiro destino dos investimentos espanhóis na África subsaariana, com destaque para os setores da pesca e do turismo. “E deseja continuar a ser um parceiro económico estratégico” de Cabo Verde, sublinhou o executivo, no referido comunicado.