PR e PCA da Fundação USADF enfatizam ambição de reforço de cooperação CV/EUA

15

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu hoje Travis Adkins, Presidente do Conselho de Administração da Fundação para o Desenvolvimento Africano dos Estados Unidos da América (USADF), no Palácio Presidencial, em mais um momento importante de diálogo entre os dois Estados, com as duas partes a afirmarem a vontade de ver reforçadas a cooperação bilateral.

Basta ver, como lembrou Adkins, que só este ano, já visitaram Cabo Verde antes dele, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken e a PCA da Millenium Challenge Corporatio, Alice Albright.

Em entrevista, após o encontro, o responsável da USADF realçou as oportunidades de fortalecimento das relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos, com ênfase na colaboração contínua e no apoio ao desenvolvimento social e económico do país.

“Primeiro, o nosso interesse comum em ver o desenvolvimento social e económico para as pessoas comuns de Cabo Verde, fornecendo o apoio necessário para ajudá-las a elevar o seu nível de vida através do apoio às pequenas e médias empresas e empresários aqui na Praia, mas também em todas as ilhas de Cabo Verde, olhando para coisas relacionadas com o turismo, agricultura e cadeias de valor, valor acrescentado de produtos que podem ser cultivados aqui em Cabo Verde. Olhando para o sector das energias renováveis, entre muitos outros, mas fazendo tudo o que pudermos para ajudar a garantir que a maré alta levante todos os barcos. E em vez de trabalharmos para o fazer separadamente, a parceria que desenvolvemos em conjunto garante que o podemos fazer em colaboração uns com os outros”, resumiu Adkins à comunicação social.

“A parceria que desenvolvemos juntos garante que possamos fazer isso em colaboração uns com os outros”, acrescentou Adkins, sublinhando o compromisso da USADF em apoiar o desenvolvimento sustentável e inclusivo em Cabo Verde.