O Presidente da República afirmou, esta manhã, na sequência do ato solene de deposição da coroa de flores no memorial Amílcar Cabral, percurso positivo do país nestes quase 50 anos de Nação Independente. Cabo Verde, afirma, deu “um grande salto, com avanços notáveis em diversas áreas.
“Basta ver a evolução na educação, na saúde”, declarou o Presidente. “Hoje todas as nossas mulheres grávidas podem ter os seus filhos nos hospitais. A vacinação atinge 100% das nossas crianças. E praticamente cumprimos os objetivos do desenvolvimento do milénio no Horizonte 2015”, salientou em entrevista à comunicação social, ainda no memorial Amílcar Cabral, dando o mote para a comunicação que fará à Nação, daqui a pouco, na Assembleia Nacional.
Neves destacou ainda o progresso económico e político da nação, constatando o fato de “Cabo Verde ser hoje um país de rendimento médio, com uma democracia funcional e instituições sólidas que impulsionam o desenvolvimento. E lembra que, praticamente “multiplicamos o nosso PIB per capita por 50.”
Um sucesso que o Chefe de Estado atribui ao trabalho conjunto de todos os cabo-verdianos.
“Valeu a pena. Cabo Verde cresceu do ponto de vista político, do ponto de vista institucional, do ponto de vista material”, resumiu o Presidente da República. Confira a entrevista: