PR parabeniza Pâmela Borges pelo seu meritório trabalho na área de investigação científica

24

O Presidente da República recebeu, esta quinta-feira, em audiência, a cientista Pâmela Borges, uma das vencedoras do Prémio L’Oréal-Unesco 2023 para mulheres na ciência, sendo a única cabo-verdiana a conseguir esta distinção.

Doutorada em Biociências Moleculares, Borges apresentou os projetos que vem desenvolvendo, nomeadamente a “Caracterização do perfil clínico fenotípico do cancro de mama das mulheres cabo-verdianas”. Recentemente foi uma das cinco selecionadas nos PALOP para receber o apoio da Fundação Gulbenkian e da Fundação La Caixa, na área da oncologia.

O projeto visa, através da melhoria de equipamentos e implementação de técnicas avançadas no Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Universitário Agostinho Neto, permitir a realização de testes genéticos para apoiar e orientar as decisões terapêuticas, a seleção personalizada do tratamento e a monitorização em doentes cabo-verdianos com cancro.

O Chefe de Estado, José Maria Neves, felicitou a investigadora Pâmela Borges pelas conquistas, incentivando-a a prosseguir nas suas pesquisas que, segundo assegurou, representam “grandes ganhos para Cabo Verde.

O Mais Alto Magistrado da Nação considera “meritório o trabalho que a jovem cabo-verdiana vem desenvolvendo”, numa área que tem sido um grande desafio para o país. Daí manifestou o seu total apoio.