Alerta sobre Perfis Falsos e tentativas de burla utilizando os nomes do Presidente da República e da Primeira Dama

5

A Presidência da República denuncia a criação de vários perfis falsos nos últimos meses, utilizando indevidamente o nome da Instituição Presidente da República, do cidadão José Maria Neves, e da Primeira Dama, Débora Katisa Carvalho. Estes perfis estão envolvidos em esquemas de burla que prometem apoio financeiro em troca de documentações e valores em dinheiro. Um exemplo recente envolve uma falsa promoção das Nações Unidas, supostamente intermediada pelo Presidente, que, de forma enganosa, promete 10 milhões de escudos.

Neste quadro, a Presidência da República reforça a importância de se denunciar qualquer tentativa de burla. Estes atos criminosos, puníveis por lei, estão sob investigação da Polícia Judiciária. É crucial que todos ajudem a identificar os burlões e a reunir provas contra eles.

Mais uma vez, apelamos a todos para que se mantenham atentos e desconfiem de todo e qualquer perfil, com os nomes e as imagens do Presidente da República e da Primeira Dama e dos cidadãos José Maria Neves e Debora Katisa Carvalho, a pedir amizade nas redes sociais. Enquanto páginas institucionais, as redes sociais oficiais do Casal Presidencial não requerem pedidos de amizade, nem da parte dos internautas e nem do Presidente da República ou a Primeira Dama, basta seguirem as páginas.

Aos internautas, a Presidência da República deixa este apelo: “desconfiem, sobretudo, de toda e qualquer promessa de dinheiro fácil, sobretudo, nas redes sociais de quem quer que seja, e nunca facultem informações e documentos pessoais sem absoluta certeza de quem se trata e da necessidade de tal”.

Igualmente importante, qualquer iniciativa Presidencial ou da Primeira Dama será sempre comunicada pelas vias oficiais, incluindo a imprensa. Se não está nas redes sociais oficiais do Presidente da República ou da Primeira-Dama, não está nas notícias, então NÃO É VERDADE!

O Casal Presidencial nunca irá oferecer apoio, qualquer que seja, em troca de favores ou dinheiro. Qualquer alegado contato direto neste sentido, via redes sociais, no nome do Casal Presidencial deve, assim, ser imediatamente encarado como falso e denunciado às autoridades e às próprias plataformas das redes sociais (Facebook, Instagram e outros).

As redes sociais oficias do Presidente da República e da Primeira Dama, neste momento, são os seguintes:

Presidente da República:

Presidência da República de Cabo Verde: https://www.facebook.com/Presidencia.cv

José Maria Neves Presidente https://www.facebook.com/JMNPresidente/

José Maria Neves:

https://www.facebook.com/josemaria.pereiraneves

Instagram:
presidenciadarepcaboverde: https://www.instagram.com/presidenciadarepcaboverde/

jmnpresidente: https://www.instagram.com/jmnpresidente

São páginas oficiais da Primeira-Dama as seguintes:

Facebook: 
Débora Katisa Carvalho – Primeira Dama CV:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100079236716915

Instagram:
Débora Katisa Carvalho_Oficial:
https://www.instagram.com/debora.carvalho_primeiradamacv/