PR visita município da Praia

4

O Presidente da República, José Maria Neves, realiza, a partir desta segunda-feira, dia 14 de novembro, uma visita de três dias ao município da Praia, no quadro da Presidência de proximidade que o Chefe de Estado tem estado a promover neste primeiro ano de mandato. Uma visita assente, igualmente, no princípio do diálogo com o poder local, com o Presidente da República a defender o reforço da autonomia e capacidade das autarquias.

Entre segunda-feira, 14 de novembro e quarta-feira, 16 de novembro, o PR Neves reunir-se-á com o Presidente da edilidade da capital, Francisco Carvalho, num tête-a- tête, e com toda a equipa camarária para se inteirar do dia-a-dia da gestão do maior município do país, os avanços e desafios. Ainda na segunda-feira, o PR fará um périplo pelos serviços descentralizados da Câmara da Praia (Centro de Extensão de Serviços Camarários no Praia Shopping, pelo Edifício Técnico, na Fazenda, Serviços dos Bombeiros e da Proteção Civil, bem como pelos Serviços de Ação Social, Associativismo, Ambiente e Saneamento, no Parque 5 de Julho. A tarde será dedicada ao empresariado e empreendedorismo, com visitas à Câmara do Comércio e também a alguns projetos privados.

Resumindo o intenso programa de visitas à cidade da Praia, José Maria Neves dedica o segundo dia, terça-feira, 15 de novembro, à educação, com uma visita ao Liceu Pedro Gomes, em Achada de Santo António onde, também terá um encontro com as direções de todos os liceus da capital, ao desporto, com uma visita ao Comité Olímpico Cabo-verdiano e encontro com federações, clubes e associações desportivas, bem como visita ao projeto de sistema solar em Ponta d ́Água que beneficia a Escola local e dois Campos, sendo um relvado. A forte preocupação com as questões sociais, levará o PR a visitar, ainda, o Centro de Dia de Castelão, assim como a localidade de São Francisco, as comunidades de Achada Mato (Água Funda) e de Achada Grande Frente, culminando com um encontro com líderes associativos e organizações de desenvolvimento comunitário, no “Pilorinho”.

O terceiro e ultimo dia da visita, quarta-feira, 16 de novembro, mantém o pendor social e inclusivo, com visitas ao Mercado do Plateau, mas também à comunidade de São Martinho, bem como ao Cenorf – Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional e à ADEVIC – Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde, ambos pela manhã.

À tarde, a concluir o programa de visita à Praia, o Mais Alto Magistrado da Nação, estará com a Comunidade de Tira-Chapéu para visitar algumas casas reabilitadas, passando depois pelo empreendimento Casa para Todos, Classe A da Vila Vitória. Por fim, o PR promove um encontro com Agentes Culturais, no Parque 5 de julho.