O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, renovou esta manhã, na abertura da Conferência sobre o Impacto das Alterações Climáticas, organizada pela Agência Francesa para o Desenvolvimento dos Media (CFI), o apelo feito na 79.ª Assembleia da ONU por uma ação urgente e global contra as alterações climáticas e as suas consequências, em particular o aumento do nível do mar, com especial enfoque nos Pequenos Estados Insulares e nas zonas costeiras.
No seu discurso, e também em entrevista à comunicação social presente no evento, que decorreu num dos hotéis da cidade da Praia, o Presidente alertou para os riscos imediatos da subida do nível do mar, que pode levar à submersão de ilhas e a desafios políticos, económicos e culturais, especialmente no que diz respeito à mobilidade humana.
Neves destacou a importância de uma abordagem abrangente para mitigar os efeitos das alterações climáticas, mencionando iniciativas em energias renováveis, reabilitação de bacias hidrográficas e dessalinização da água.
Como Patrono da Década do Oceano, Neves sublinhou a importância da sua participação na 79.ª Assembleia das Nações Unidas e em eventos paralelos sobre esta problemática, incluindo a Cimeira sobre a subida do nível do mar e os seus impactos nos pequenos Estados insulares. Também abordou a questão da mobilidade climática, referindo ter realizado seis intervenções em diversos eventos, além de ter sido coanfitrião, com o Presidente de Tuvalu, de várias reuniões que envolveram lideranças mundiais e dos pequenos Estados insulares.
Confira as considerações do Presidente da República sobre o tema, aqui: